sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Blade Runner o Livro!


Adoro o filme ?Blade Runner? dirigido por Ridley Scott e com o Harrison Ford e Sean Young, é um dos meus filmes prediletos e durante muitos anos da minha vida ele foi meu objeto de culto, visto que o via em média umas três vezes ao mês, em uma fita VHS surrada gravada da tv paga. O clima, a fotografia, o romance de Deckard com a replicante Rachel, e a historia que trata a humanidade do jeito que ela é, foi e ainda é de um impacto gigantesco, é um filme que me faz relaxar e desligar do mundo por algumas horas.
Eis que quando comprei o livro de Philip K. Dick que deu origem ao filme, pela bagatela de sete reais, pausei o livro que estava lendo no momento e decidi viajar novamente na historia, agora ela como literatura, uma das coisas que pensei foi que por ter visto o filme tantas vezes a obra perderia muito...Mas estava enganado, redondamente enganado, que bom!
O livro é delicioso de ler, e tem muito pouco a ver com o filme, além da estrutura da historia, muitas questões e pontos de vistas são adotados e de forma imparcial, o ambiente é mais complexo, a solidão aflora em lugares escuros e cheios de poeira, a religião e seus dogmas são postos em cheque com a personalidade humana, Deckard e Rachel, na minha opinião, no filme tem o relacionamento melhor trabalhado e só, os replicantes estão bem desenvolvidos e com personalidade, e a historia flui que é uma beleza.
Pode parecer pouco, mas esses elementos somam para montar uma obra coesa e inteligente, defeitos? Têm sim, o combate final com os andróides Nexus Seis não tem emoção nenhuma, e a questão do relacionamento RACHEL/DECKARD como dito antes é inferior ao filme, no mais é uma obra obrigatória para todos que gostam de uma boa Ficção Cientifica.

Nenhum comentário: