segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes)

Vi “The Hills Have Eyes”, nunca o vi antes pela dificuldade de encontrar uma cópia decente, mas após receber da minha amiga americana Nattie, uma cópia do filme em DVD, decidi assistir hoje, mesmo exausto fisicamente e com sono, e esse pequeno clássico dirigido por Wes Craven corajosamente em começo de carreira, é superior e muito ao ótimo remake, dirigido por Alexandre Aja...

Vou dizer uma coisa, esse cinema de horror rural do fim dos anos setenta e que se propagou pelos anos oitenta, me agrada bastante, é um horror que mostra o quanto cruel o universo caipira pode ser, e partindo da premissa que o homem civilizado desconhece a fundo o universo rural, temos uma gama de possibilidades dramáticas aqui, principalmente a idéia de “O Homem fora de seu habitat” tendo que superar dificuldades e limitações.

Foi assim em o Massacre da Serra Elétrica, onde o clima de claustrofobia, o desespero, o visual sujo, seco e árido, transformava a vida de jovens suburbanos em um inferno.

Não muito diferente aqui, Wes Craven nos joga num universo semelhante, uma caçada brutal e uma luta por sobrevivência, o lugar é hostil, o clima é quente, desértico, árido, a civilização está à quilômetros de distância e o que temos aqui, é simplesmente uma família de canibais, fora dos pré requisitos sociais e famintos.

A trama é super simples: família (incluindo o cachorrinho), após sofrer um acidente numa estrada deserta, se vê no meio de montanhas e logo são atacados por família de canibais que cresceram naquele lugar inóspito, ao contrario da perfeita família americana, tipicamente religiosa, essa desconhece deus e procura sobreviver apenas, e procriar, através de relações incestuosas.

A partir daí, vemos a família que organizando-se através de rádios Walkie, de outras vitimas possivelmente, e liderados pelo famigerado Papai Jupiter, começam uma ode a matança e a brutalidade, Wes construiu um universo seco, direto e violento, a violência é o recurso a ser usado numa terra sem lei, e quem não está pronto para isso pode padecer a qualquer momento.

O cachorro da família está nesse combate e se sai bem, a metáfora do mundo cão...

A família de sádicos é carismática, do cruel Jupiter ao seu filho horroroso Pluto, passando pelo sádico Marte e a boazinha Ruby, sem concessões comerciais o filme barbariza, temos cenas de estupros, palavrões e muita, muita violência, para fã de filme de horror nenhum botar defeito.

“The Hills Have Eyes” é aquele filme cabra macho, que te prende na cadeira por pouco menos de uma hora e meia, e te leva a um passeio aterrador, Wes Craven quando não tinha amarra com os estúdios era o cara, capaz de nos fazer ter pesadelos mais assustadores do que os propostos por Freddy Krueger, e o melhor: usando temas reais, mais pés no chão.

Um Filmaço


Trailer do Filme:




Nenhum comentário: