terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Sobrevivente (Rescue Dawn)


O Sobrevivente (Rescue Dawn)

Vi o excelente filme dirigido por Werner Herzog já esperando o melhor, esperando uma grande atuação de Christian Bale, e uma direção segura, correta e talentosa de Herzog, e foi batata, o filme é ótimo e prazeroso de se assistir...

Primeiramente gostaria de dizer que Christian Bale, o garotinho de o Império do Sol, é para mim hoje uma espécie de Tom Hanks, aquele tipo de ator que quando o filme não é genial, seu trabalho interpretativo o salva, ele é tecnicamente excelente, provou isso com Psicopata Americano e consumou com Batman Begins.

O filme narra a historia do Germano-Americano Dieter Dangler, piloto abatido e capturado no Laos durante a guerra do Vietnã. Que junta-se a um pequeno grupo de prisioneiros e lidera uma fuga. Ele é até certo ponto uma pessoa inocente, e essa inocência lhe dá uma certa aura de determinação, ele é patriota mesmo não sendo totalmente americano, mas esse patriotismo não é exagerado, é um patriotismo romântico que chega a emocionar.

Werner prossegue a narrativa sem ser panfletário, ele não adota um posicionamento nem negativo e nem positivo, ele quer apenas contar uma historia, e posiciona sua câmera nos lugares certos, aproveita muito bem os atores e o ambiente, destaque para Jeremy Davies, que representa o seu personagem da mesma forma que interpretou o psicopata Charles Manson no tele filme “Helter Skelter”, o que poderia ser um erro, ou no máximo equivoco, acaba se transformando em outro ponto alto do filme.

A historia do piloto é belíssima e uma lição de vida, em nenhum momento ele desiste em frente os obstáculos, com uma determinação quase religiosa, a ponto de chegar a comer vermes para economizar comida para a fuga, é uma cena que se mal dirigida poderia ser apenas nojenta, no filme não, ela vira mais uma prova de determinação e coragem, ressaltando a personalidade do personagem.

Vale dizer ainda que a fotografia de Peter Zeitlinger é correta, e é apenas o que o filme necessita, ele fotografa o ambiente com uma elegância que víamos nos clássicos diretores, que não viveram a época do vídeo clipe, o ambiente hostil é um outro personagem, e é tratado assim na historia.

É um belíssimo filme que merece ser conferido, estréia no Brasil dia: 7 de Dezembro.

Trailer do Filme:


Nenhum comentário: