quarta-feira, 18 de junho de 2008

Tihuana - Estabilidade e muito Rock and Roll na veia, mas com reggae, rap...

PARTE 1



Os críticos malharam tudo o que puderam, a ponto de falarem que Tropa de Elite, hit já na época do disco Ilegal e que rendeu até vídeo-clip, ressuscitou a banda...Ledo engano, e verdadeira falta de respeito com uma das bandas mais coesas e seguras do chamado rock nacional de entretenimento. O Tihuana nunca foi uma banda do mainstream por assim dizer, até porque nunca participaram de modismo algum, sempre estiveram experimentando e fazendo diversos estilos de musica num mesmo disco, coisa que acabava impossibilitando uma única definição por gênero, Nu Metal, Pop Rock, Hardcore, Punk, Heavy Metal,Rap, Reaggae...Tudo está lá, mas nunca deslocado, sempre no bizarro e divertido estilo Tihuana de ser.

De 1999 para cá foram cinco discos de estúdio, uma coletânea, um ao vivo e diversos Bootlegs não oficiais, sendo o melhor, em termos de qualidade sonora, o Ceará Music 2005. Durante a trajetória a banda acabou tendo recebido, justamente, diga-se de passagem, a fama de “A melhor banda ao vivo do Brasil” ou simplesmente “Caralho...Ao vivo os caras destroem” , tanto dos fãs quanto dos admiradores, para o Tihuana ganhar o respeito de alguém, é só levá-lo a um show dos caras...Ai meu amigo, é como diz a musica: “Te peguei!”.

Mas e quanto o Tihuana em estúdio? As musicas funcionam apenas ao vivo mesmo?

A resposta é...Não!

O Tihuana soa muito bem em estúdio, sempre coerente, entrosado e a todo o vapor criativo, suas letras falam de amor, da galera da rua e suas tretas, das drogas (mas sempre de forma bem humorada), de humor, sobre como superar obstáculos e muitas bobagens...E quer saber? E que boas bobagens...Enquanto uns críticos cool’s (cú?) adoram ouvir as besteiras que Madonna diz em suas letras e em seguida meter o pau em Pula!, por exemplo, mostra que poucos críticos no Brasil realmente entendem de musica...Não é atoa que historicamente sempre meteram o pau em bandas como Paralamas do sucesso, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Legião Urbana, Barão Vermelho e... vejam só: são ou foram as bandas mais sólidas do rock tupiniquim.

Vejam que incoerência, não fazem sucesso entre os críticos (Na verdade farão, mas daqui a cinqüenta anos, mas já não adianta mais), mas o público delira, na verdade, fazer sucesso é até fácil, mas manter-se na ativa, tocando rock e com qualidade...É muito outra coisa num país de terceiro mundo.

Já que nenhum jornalista ou critico que seja, fez um panorama sobre a carreira do Tihuana, lá vai eu, cineasta graduado e de profissão, fazer...Mas acho que tenho alguma propriedade, já que acompanho a banda desde seus primórdios e conheço muito, mas muito bem a banda, a ponto de ter ido a diversos shows.


1999-Ilegal

Quando os Ex-Ostheobaldos: PG, Roman, Baía e Léo, decidiram vir a São Paulo para tentar viver de musica, viram o grupo acabar...E agora? Graças ao bom deus, numa feira de surf conheceram Egypcio, vocalista malucão, misto de Fred Durst e Rodolfo Abrantes, mas com um diferencial: Realmente tinha dons vocais.

Logo se formava o Tihuana que em seguida deu inicio aos trabalhos de Ilegal, primeiro disco de estúdio da banda, que vendeu 150 mil cópias e os colocou no Mapa do Rock Nacional. Nu Metal, Punk, Heavy, Reaggae e sons andinos, fizeram da banda, algo um tanto quanto diferente e incomum no cenário musical...Ainda bem...

O disco já abria com a frase “Na praia nudista... En la Playa...E ta tudo liberado”, a musica Praia Nudista logo tornou-se obrigatória nos shows, divertida ao extremo, uma gozação só...O Trabalho de percussão aqui é divino e todo o instrumental está coeso, a cozinha começa a se preparar para detonar em...

... Pula! Mal deu tempo de digerir o Reggae e temos esse clássico petardo, “Pé na porta é a policia” brava Egypcio, “Eu já falei que ta na mente” diz a provocante voz teatral de Baía, até o clímax “Eu tou chapado, Eu tou chapadão... Tira o pé do chão...Então Pula, Pula filha da Pula!”, uma besteira? Talvez sim, mas que diverte e com qualidade, ah, isso sim.

Taca Fogo é outro reggae, quebrando um pouco o clima das anteriores, é uma letra de amor cabeça, no clima para viajar mesmo, embora não se destaque, é boa de se ouvir e mostra a versatilidade de todos da banda, do instrumental ao vocal.

Que vez?, Sabe aquela musica deliciosa para se ouvir a caminho da praia? Na Praia ou simplesmente para lembrar daquele maravilhoso momento na praia? Porra, essa é a musica, um reggae ou o raio que o parta...Com uma letra interessantíssima, sons andinos, ela é até certo ponto reflexiva, mas com aquele ar de entretenimento puro...Soa autêntica...Mas não cita praia nenhuma vez durante toda a musica, vai saber né?

Te gusta Tihuana é engraçadinha e querida por muitos fãs, é aquela musica nos leva para outro lugar, “Vamos pra tihuana ficar sossegado... Ser feliz viajar, com você do meu lado...”, nada mais simboliza o sentido de ir se divertir em um show com os caras do que essa musica!

A intro é só um relaxamento até... Tropa de Elite musica que foi usada no filme para simbolizar o BOPE, mas na verdade tratava de mostrar como a banda vinha para ficar, eles eram a Tropa de Elite, “Tropa de Elite osso duro de roer, pega um, pega geral e também vai pegar você...”, impossível não delirar!

Clandestino, cover acertada do sempre improvável Manu Chao (Ex-Manu Negra, banda que o Titãs sonhava ser), se existe uma banda que tinha a qualidade para fazer um som do Mano Chao e que soasse verdadeira, essa banda era o Tihuana...E acho que nem eles sabiam disso.

Summertime musica fraquinha e que funcionava muitas vezes nos shows, mas fica um mais do mesmo no disco e é realmente fraca, não ruim, mas fora do padrão do disco.

É guaraná!, que banda teve a coragem de juntar ao peso do Rock a diversão dos Funks cariocas? A ponto de citar pela primeira vez a nível nacional a palavra “popozão”, a letra é de um bom humor só...E uma porrada que funciona em casa, nos shows, em qualquer lugar...Por isso eu pego no pé de Summertime, que á aquela lado B, sempre a ser esquecida... É guaraná! Só não é a melhor do disco, porque temos “Pula!”, “Praia Nudista” e “Tropa de Elite”.

Eu vi Gnomos, enquanto o Planet Hemp era preso por falar de drogas, o Tihuana vai mais além e com muito bom humor retrata uma viagem à cabeça de um alucinado por...Cogumelos, não conheço um que não se divirta com essa musica.

Parecer do Disco: Nota 8,5 de 10 (Grande estréia, mostrava ao que veio e buscava identidade, mas, Summertime? Daria para usar em outro disco)

2001- A Vida nos Ensina

E ensina mesmo, o Tihuana depois de pegar a estrada e sentir os fãs, faz um álbum bem interessante e mais homogêneo, aqui já estão começando a fincar-se as bases do estilo da banda...Abre com o delicioso reggae Por que será?, sons andinos, pegada bem cadenciada, uma letra gostosa de ouvir. Ótimo som...Um dos melhores de toda a extensa carreira da banda.

Desaparecidos, um reggae na acepção do termo, bem tocado, letra certinha e é um musicão, mesmo para quem não curte o gênero.

E os petardos, pauleiras e desgraceiras? Está ai Jamaica No Problem, “Quem colhe o que planta sabe o seu valor” manda Egypcio com uma segurança incrível no vocal, o inusitado Baía responde “O Bob foi me professor”, mais direto que isso, só dois disso.

Uma noite é a balada das baladas do Tihuana, é muita bem tocada, escrita e tem um clima meio deprê, que simboliza muito o que ela quer dizer, “sua ausência eu já me acostumei...Vou me Libertar...Pra poder viver...Uma noite pra nos dois, deixa o resto pra depois”, o amor é isso, incoerente, intenso e algumas vezes destrutivo, a musica representa bem o fim de uma relação difícil.

A reza é aquela pegada Reggae com sons andinos, trata da fé e reflexão de forma sólida e tem um refrão ótimo, vamos para a próxima.

Calcanhar, sim, faltou um pouco de humor para os rapazes nesse disco, e isso se refletiu na capa meio sombria até...Reggae triste, mas bem feito e bem colocado, o refrão é um achado: “A vida nos ensina, que se sobrar um vai faltar um pra alguém...”, ahhhhhhh....Meus políticos desse Brasil varonil...


Intro (2) que vem nos preparar para a diversão petardo do disco, bem...Temos Jamaica No Problem, mas eu quero ver é o Tihuana estourar meus tímpanos, aumente o som e lá vem Campo Minado, “Mas se a vontade cresce, o sangue já subiu... Então eu vou falar, silêncio no canil... Eu sou cachorro Louco... Cachorro louco vai pegar...”.

“Não vou me entregar” é aquela musica gostosa do disco, mais um reggae, mas ao contrário de Summertime, ela está muito bem colocada no disco e tem um forte refrão: “Eu não vou me entregar... Tou aqui pra lutar”, calando os críticos...

Kolô, mais uma paulada, aquela de deixar o som alto e vale a pena ressaltar algo curioso, com, por exemplo: “água mole e pedra dura” que está na letra da musica, o Tihuana sempre faz uso de ditos populares de forma inteligente... “A cobra vai fumar” e “O Bicho vai pegar” também estão na musica, boa por sinal.

Estrelas letra pop rock clássico, anos 80 e é assim que a música é conduzida, mas é bem moderna...Mas a mais morna do disco.

VCL para findar o disco, mostra o domínio da banda com os sons andinos...

Parecer do Disco: Nota 8,5 de 10 (Manteve o padrão e amadureceu de forma segura, a partir dessa turnê, começou uma série de shows antológicos que rende a fama a banda de ótima ao vivo)

2003-Aqui ou em qualquer Lugar

O melhor disco do Tihuana, mais rock and roll, ótimas letras, vemos que a banda está mais madura e segura, será daqui a alguns anos, considerado um dos melhores álbuns da década por alguns pseudos-cult’s.

Bote Fé é uma letra de auto-ajuda por assim dizer,e mostra que o objetivo e a persistência realiza qualquer coisa, quando se tem um objetivo, “Nada do que possa acontecer, será mais forte do que há entre nós”, e explicita em: “Quem sabe o quer nunca fica pra trás, bote fé, bote fé se você for capaz”, a história nos mostra isso e o Tihuana faz uma força de lembrar...Musica muito, muito boa...

Fecho os Olhos , que pop rock competente...Uma belíssima letra, e um romantismo nada piegas, os arranjos estão belíssimos, e que refrão: “Depois de tanto tempo, posso te dizer, demorei pra acreditar, mas agora posso ver... Aquele sentimento ainda era você”, isso sim é uma letra romântica bem feita.

Depois de Fecho os Olhos já estava me acostumando ao clima lento, cadenciado, isso de uma musica que veio depois do belíssimo petardo que é Bote Fé. Mas eu queria aquela musica que simbolizasse o entretenimento de qualidade proposto pelo Tihuana, Raimundos...

Vai vendo é aquela musica a ser ouvida no ultimo volume do som, nos shows e delirar (como fiz algumas vezes), “Sigo minha onda então...Rema, rema bate o pé...Levantou ficou de pé, ta pensando que é o quê? Quem você pensa que você é?”. A Guitarra e Batera estão simplesmente fodidas nessa musica, temos as costumeiras citações a ditados, e Egypcio leva seu vocal a enésima potencia...Intensa, vibrante e bem humorada.

Difícil Decidir analisa de forma sóbria sobre o governo Bush e os governos em geral, é uma ótima musica, rock and roll baby...E contestador, sem ser pretensioso.

Faz você pensar, pop rock romântico com viés pesado, que deveria servir de exemplo a outros grupos que tentam seguir essa linha, romântica não piegas e bem tocada, sem perder um relativo peso.

E o reggae? Quem ta acostumado com o Tihuana sabe dos reggaes dos caras, mas como esse é um disco mais rock and roll, vemos menos, mas temos a qualidade de Daquele Jeito, tem tudo, pegada reggae, sons andinos, refrão grudento...Feliz?

A roda outro petardo Tihuana da vida, citações a ditados populares, e mostra o clima de uma roda em um show de rock e faz analogia com a vida, parece besteira...Mas funciona bem, principalmente nos shows...Alias, essa é uma música feita para shows.

Tentaram é outro reggae bem executado no disco, mas de forma burocrática, mas não é uma musica deslocada não, cabe bem aqui.

Petardos? Tome Ta na mão, peso e velocidade na medida certa faz dessa musica algo vibrante e intensa, ao vivo então...

A cover do “Garotos Podres”, Papai Noel está animal, Egypcio manda ver no vocal e a banda toca numa velocidade desesperadora, não é atoa que a intro da próxima música chama-se Desesperado...

Depois da divertida vinheta, onde vemos erros de gravação nos ensaios de Vai vendo, a próxima musica é sem dúvidas a melhor música do Tihuana durante sua brilhante carreira...

Aqui ou em qualquer lugar é cadenciada, tem peso, viradas, uma letra linda e um refrão arrasador que vale a pena ser citado na integra: “Na verdade temos pouco tempo para escolher, um caminho melhor para a gente, vou em frente, a beira da verdade, longe do meu presente...Tão ausente, sinto que entre nós, tudo ficou diferente...”, se existe uma música que simboliza o amadurecimento do Tihuana, é essa.


Parecer do Disco: 10 de 10 (Clássico na acepção do termo, disco obrigatório para fãs e não fãs)


Bem ai está a primeira parte, daqui uns dias abordo os discos: Tihuana, Um dia de cada vez e o Cd e DVD Tropa de Elite (ao vivo).

9 comentários:

Patty Belo Campo disse...

Mto bom!!!
Parabéns!!!

Bjs

Unknown disse...

Parabens cara, seu comentario foi simplesmente foda, concordo com vc em "quase" tudo... sinceramente nununca tinha visto um comentario tao bem feito sobre os discos do Tihuana como este

na espera dos comentarios dos outros discos... e se puder, poste na comunidade ofifical da banda, pra galera vim comentar oq acha

abraço
Diogo Martins
Belo horizonte/MG

Unknown disse...

Realmente muito bom, eu tbm não tinha visto nenhum comentario tão detalhado e bem feito!!!

Parabéns!

Unknown disse...

Cristen !!! Mandou muito bem nos comentários sobre os CDS... Muito bom e bem detalhado... Estou esperando os comentários sobre os outros CDS e sobre o DVD!

Parabéns !

beeeijo

Unknown disse...

Nossa, sensacional!!!

Uma banda tem que ser muito boa pra fazer música de uma forma tão original e verdadeira, e eles são isso e muito mais, com certeza! Tihuana é perfeição! =)

Beijo!

Unknown disse...

Hoje fizemos um chat no Vírgula e comentaram sobre este Blog, fui atrás e para minha sorte achei.
Digo sorte porque em quase 10 anos de carreira finalmente respeitei e me surpreendí com o texto.
Agora sei que existe vida inteligente nas críticas musicais, pessoas que falam com conhecimento de causa...porque cansamos de dar entrevistas percebendo a total falta de conhecimento do interlocutor sobre a banda.
Não sei se o resto da análise da nossa discografia é positiva ou não, mas com certeza será uma crítica construtiva e que vale a pena ser lida.

Valeu Cristen!

ROMÁN.

Izabel Bordotti disse...

Que show, até nosso amado Román comentando!!!

Cristen, parabéns pelas críticas, mostra a seriedade do seu trabalho e o conhecimento dessa banda show de bola que só tem a crescer e mostrar que não é uma banda de uma música só.

valeu!!!

Izabel - Jaguariúna

Pri disse...

SENSACIONAL!!! ESCREVENDO BEM COMO SEMPRE,COM ARGUMENTOS COERENTES, INTELIGENTES, E COM CRITICAS SUTIS E O SARCASMO SÓ SEU!!!
MTO BOM CRIS!!!
FAZ TEMPO Q NAO PASSO POR AKI,MAIS PASSAREI A VIR MAIS VEZES, E QUE PRESTIGIO HEIN, OS PROPRIOS CARAS DA BANDA COMENTANDO...*-*

BJOS

nykshop disse...

Parou de atualizar em brother...Seria a decepção com seu time que te deixou assim encolhido??hahahahahha

Abraço
Rick - Hexacampeão!